Rio do Sul tem programação especial para o Outubro Rosa

Palestra sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero na sexta-feira abre a sequência de eventos.

Com um seminário voltado para as mulheres, a Secretaria de Saúde de Rio do Sul abre um mês de atividades voltados ao Outubro Rosa. Neste período em que se ampliam as ações de prevenção e orientações sobre o câncer de mama, nove eventos estão sendo preparados para alertar a população sobre doenças, cuidados e tratamento.

Na sexta-feira (5), no auditório do Instituto Maria Auxiliadora, a médica ginecologista Adriana El Haje palestra a partir das 13h30 sobre prevenção do câncer de mama e de útero. Será lançado ainda o vídeo da campanha Outubro Rosa, além de palestra complementar com Gabriel Gomez. O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade.

Mais ações estão previstas para o mês, com destaque para atividades nas unidades de saúde e na Policlínica. No dia 10, as estruturas de saúde estarão abertas até as 21h para atendimento e coleta de exame preventivo, além de orientações em sala de espera. E o Centro de Atendimento à Mulher (CAM), terá durante vários dias, pequenas palestras e aulas de alongamento e relaxamento para as mulheres.

“É a oportunidade de muitas mulheres conhecerem mais sobre a própria saúde, sobre como se cuidarem, e sobre os serviços públicos de saúde. O Outubro Rosa é uma marca muito importante para a consciência sobre a saúde, o cuidado e a vigilância que toda a sociedade precisa ter sobre o câncer”, relata a secretária de Saúde, Sueli de Oliveira.

Dia 8 – 16h

Caminhada guiada nos arredores da ESF.

Local: ESF Rainha

Dia 9 – 14h

Roda de conversa com o tema: A Importância do “EU” Mulher

Local: ESF Rainha

Dia 10 – Das 18h as 21h

Cada unidade de saúde e a Policlínica realizarão coleta do exame preventivo do colo do útero e exames das mamas, bem como atividades educativas, roda de conversas e atividades voltadas à mulher.

Local: Todas as Estratégias de Saúde da Família e a Policlínica

Dias 10, 17, 24 e 31 – Das 11h45 às 12h45

Atividade de Alongamentos e relaxamento para Mulheres.

Local: CAM bairro Santana

Dia 11 – 14h

Palestra sobre Câncer do colo do útero e de mamas

Local: ESF Rainha

Dias 15, 16 e 17 – Das 7h as 19h

Coleta do exame preventivo do colo do útero e exames de mamas.

Local: CAM

Dia 19 – 19h

Tradicional Chá das Comadres da ESF Budag

Local: Igreja Presbiteriana do bairro Budag

Dia 22 – 14h

ESF Laranjeiras realizará uma Palestra com parapsicóloga

Local: Academia de Saúde no bairro Laranjeiras

Fonte: Clóvis Eduardo Cuco