Em 24 horas, cidades de SC registram mais da metade da chuva esperada para maio

Foto: patrick rodrigues / agência rbs

A Defesa Civil alerta para o risco de deslizamento em Jaraguá do Sul, Pomerode, Benedito Novo, Joinville e Garuva

Entre quinta e sexta-feira, municípios catarinense tiveram mais da metade do volume de chuva esperado para o mês de maio. A expectativa era de 150 a 190 mm em áreas do Oeste e Meio-Oeste, e entre 110 a 150 mm em áreas entre Litoral e os Planaltos. A Defesa Civil alerta para o risco de deslizamento em cidades do Norte do Estado e Vale do Itajaí.

Em apenas 24 horas, pelo menos oito municípios registraram mais de 100 mm de precipitação, entre eles Guaramirim (138 mm), Romelândia (126 mm) e Pomerode (120 mm). De acordo com a Epagri/Ciram, ventos fortes também foram registrados na madrugada de sexta-feira, com rajadas persistentes de 50 a 60 km/h principalmente no Oeste, Meio-Oeste e Serra catarinense.

Confira o volume de chuva nas cidades catarinenses entre quinta e sexta:

                                               Cidade Volume
Guaramirim 138 mm
Romelândia 126 mm
Pomerode 120 mm
Maravilha 113 mm
Mondaí 112 mm
Itapiranga 110 mm
São Carlos 104 mm
Alpreste 101 mm
Benedito Novo 92 mm
Irineópolis 90 mm
Jaraguá do Sul 90 mm
Chapecó 87 mm
Porto União 87 mm
Massaranduba 81 mm
Xanxerê 80 mm

Dados: Ciram e Cemaden

Segundo a técnica em meteorologia Bianca Souza, isso acontece por dois motivos:

— Um ar frio que está no oceano acaba jogando umidade para o continente com ajuda dos ventos de Nordeste. Outro motivo são instabilidades em níveis médios da atmosfera. Ambos deixam nosso Estado bastante encoberto e com chance de chuva ao longo do dia, sobretudo na manhã desta sexta-feira, quando pode chover forte isoladamente — explica.

Prevenção

A Defesa Civil alerta para o risco de deslizamento em Jaraguá do Sul, Pomerode, Benedito Novo, Joinville e Garuva. Também há possibilidade de alagamentos, já que a previsão indica mais chuva para as próximas horas. Caso o morador perceba movimentação de terra, a orientação é deixar o local e ligar para 199 ou 193.

Na manhã desta sexta-feira, o Rio Jaraguá apresentava 2,5 metros acima do nível normal. No Rio da Luz, próximo ao CTG Velha Querência, um ribeirão transbordou e alagou a rua principal.

Em Joinville, equipes da Defesa Civil passaram a monitorar os principais rios que cortam vários bairros das zonas Norte, Oeste, Leste e Sul, como o Rio do Braço, Águas Vermelhas, Itaum e Itaum Mirim.

Jornal de Santa Catarina