Corpo de Bombeiros de Rio do Sul completam 45 anos

Na manhã desta sexta-feira, 6, houve solenidade alusiva ao 45º aniversário do Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul. O ato foi prestigiado por autoridades, bombeiros e seus familiares, e contou com homenagens e a entrega de um caminhão Volkswagen MWM 15-210 4X4 cujo chassi custou R$ 165 mil e o encarroçamento – feito pela Freewill de Salete (SC), custou R$ 68 mil. A viatura entregue aos bombeiros servirá para ajuda humanitária em operações de socorro, na distribuição de víveres e equipamentos a quem, porventura, estiver ilhado durante catástrofes climáticas tão comuns na região do Alto Vale do Itajai, pois o veículo especial atravessa pontos alagados até dois metros.

Entre os homenageados, receberam o título de Amigo do Bombeiro o ex-bombeiro militar e integrante da 1ª estação de bombeiros militares de Rio do Sul, Orival Seola; o coordenador da Defesa Civil em Presidente Getúlio, Lúcio Bittencourt – por ter obtido o terreno da sede do Corpo de Bombeiros naquele município. Também foi homenageado o Cabo BM Jorge Mancilla Júnior – condutor da cachorra labrador Astra, de busca, resgate e salvamento, que atuou com os bombeiros durante oito anos em 28 ocorrências, sendo oito afogamentos. Foram entregues medalhas de Honra ao Mérito Comunitário, em reconhecimento às suas ações, os sub-tenentes BM João Sabino e Marcos Holler. Receberam medalhas comemorativas aos 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina os sub-tenentes BM Moacir Cordeiro e Roberto Duwe, os sargentos BM Marcelo Bagatoli, Rodrigo Adão, Itacir Giacomini e Flávio Fernandes, os cabos BM Everton de Souza, Edésio Cristofolini, Giovane Giacomini, Marcos Vieira, Jaison Wessler e Ronaldo Kannemberg e os soldados BM Diogo da Silva, Daniel Dematè e Laionel da Silva. Ainda receberam medalhas de honra ao mérito de Segurança Contra Incêndio os cabos BM Everton de Souza e Marcos Vieira. Também foram homenageados os bombeiros mirins Eduarda Laurete, Sara Tiergarten, Amyl de Lima e Marcos Martins, e promovidos Shaiane Espíndola, Aline Stock, Vinícius Arruda e João Heinz. Finalmente tomaram batismo, com um banho d’água, trinta e seis novos recrutas aprovados no concurso de bombeiro mirim. Uma última homenagem foi feita ao 3º sargento BM Márcio Dirksen pela sua passagem à reserva após 23 anos de serviços prestados.

A comandante da 3ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, capitã Priscila, adiantou que os bombeiros em Rio do Sul ainda necessitam de mais um caminhão tanque, além dos dois de que já dispõe, por questão logística, já que atendem uma região que compreende 32 municípios. Também insistiu que deve-se criar um batalhão próprio em Rio do Sul, o que melhoraria a gestão, pois atualmente o comando fica no 5º Batalhão BM, em Lages.

Fonte: Homero Buzzi Assessoria de Comunicação