30% dos recursos da merenda escolar de Rio do Oeste são destinados à Agricultura Familiar

Foto: DIVULGAÇÃO/Educação

Medida possibilita a elaboração de um cardápio variado, equilibrado e adequado as diferentes faixas etárias.

No município de Rio do Oeste, no mínimo 30% dos recursos da merenda são destinados à Agricultura Familiar, conforme prevê a Lei Federal nº 11.947, de 16 de junho de 2009.

O objetivo da compra do produtor rural é o emprego de uma alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis e apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, sazonais, produzidos em âmbito local.

A merenda escolar do município conta com uma grande variedade de alimentos, possibilitando a elaboração de um cardápio variado, equilibrado e adequado as diferentes faixas etárias.

Na lista de produtos disponibilizados para a merenda escolar estão: hortaliças, frutas, verduras, tubérculos, massas, arroz, carnes, peixe, bolacha caseira, ovos, leite, bebida láctea, produtos sem lactose e outros. “Este encontro da alimentação escolar com a Agricultura Familiar tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede pública do município”, ressalta a nutricionista Caroline Fiamoncini Malikoski.

As escolas da rede municipal, no seu planejamento, trabalham alimentação saudável na sala de aula. “É um dever da Secretaria de Educação promover, através da merenda escolar, bons hábitos alimentares”, destaca a secretária Deise Busarello Leite.

Secretaria de Educação/Assessoria.