Radiação ultravioleta atinge nível extremo em SC, diz Epagri/Ciram

Foto: Giácomo Miranda/DAV

A radiação ultravioleta atingiu o nível extremo nesta sexta-feira (17) em Santa Catarina e deve seguir assim nos próximos dias, conforme a Epagri/Ciram. O órgão alerta para cuidados com a exposição ao sol e calor, que pode chegar aos 36ºC neste fim de semana.

“O Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) vai de 1 a 16. Ele é calculado para um dia sem nuvens, índice máximo, e no horário de maior incidência do sol, meio-dia. Dentro de tudo isso, nesse fim de semana o IUV deverá estar em 13 a 14, ou seja, na faixa do extremo”, afirma o meteorologista Leandro Puchalski.

Para se proteger e evitar queimaduras, é recomendado evitar exposição ao sol entre as 10h e 16h, beber muita água, passar filtro solar 30 minutos antes de se expor ao sol, usar chapéu e óculos de sol.

Previsão do tempo
O fim de semana em Santa Catarina vai ser de sol, calor e tempo seco. As temperaturas máximas devem variar entre 33 e 36ºC na maioria das cidades.

No sábado (18), entre o meio de tarde e o início de noite há previsão de chuva de verão, mal distribuída, no Sul, Oeste e Serra e em poucas cidades no Litoral e Norte.

“No domingo (19), essa instabilidade de verão tem chance pequena de ocorrer. Só para quem está mais próximo do Rio Grande do Sul, ficando as demais regiões com tempo seco”, diz Puchalski.

Fonte; G1 SC